SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Ser portador de hepatite C: sentimentos e expectativasCurso técnico de enfermagem do PROFAE-Ceará: a voz dos supervisores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

MELLO, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; ERDMANN, Alacoque Lorenzini  e  CAETANO, João Carlos. Saúde bucal do idoso: por uma política inclusiva. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.4, pp. 696-704. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400010.

Este artigo é parte de investigação realizada em instituições de longa permanência para idosos sobre cuidado à saúde bucal. Objetiva relacionar o significado do cuidado à saúde bucal do idoso institucionalizado a questões referentes às políticas públicas, no atual contexto nacional de implementação de políticas de saúde e saúde bucal. Trata-se de estudo qualitativo fundamentado na Grounded Theory. Participaram três idosos, quatro cuidadores, dois enfermeiros, três administradores (primeiro grupo amostral), três dentistas, três gestores públicos e um administrador (segundo grupo amostral). Após releitura dos dados recolhidos por entrevistas abertas e análise comparativa, a categoria Inserindo o cuidado à saúde bucal do idoso na dimensão político-organizacional engloba as políticas públicas de saúde e saúde bucal. Apesar das garantias legais, crescimento dos recursos e expansão dos serviços, a implementação de políticas públicas que incluam o idoso nas ações de saúde bucal é incipiente para assegurar comprometimento público-estatal-governamental e transformar a realidade epidemiológica.

Palavras-chave : Saúde do idoso; Políticas públicas de saúde; Saúde bucal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português