SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Revisión sistemática de literatura y metasíntesis cualitativa: consideraciones sobre su aplicación en la investigación en enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

RESSEL, Lúcia Beatriz et al. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.4, pp. 779-786. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021.

O estudo objetiva apresentar o grupo focal como técnica de coleta de dados em uma tese de doutorado resultante de pesquisa qualitativa. O grupo focal, como técnica de pesquisa, utiliza sessões grupais de discussão, centralizando um tópico específico a ser debatido entre os participantes. A pesquisa focalizou a temática da sexualidade na assistência de enfermagem em uma perspectiva cultural, sendo desenvolvida com dois grupos de enfermeiras: docentes e assistenciais. O grupo focal abrangeu oito encontros, cada um foi planejado separadamente. A avaliação do processo realizou-se mediante entrevista com as enfermeiras, destacando como pontos positivos a condução ao pensamento crítico e ao processo de desalienação; e a possibilidade desta técnica desvelar significados singulares e a que se relacionam, sob o ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Destaca-se que o grupo focal facilitou a abordagem da sexualidade, desconstruindo e reconstruindo conceitos e buscando novas respostas para as inquietações que o tema conjuga.

Palabras llave : Pesquisa qualitativa; Pesquisa metodológica em enfermagem; Sexualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués