SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Repeated adolescent parenthood from the perspective of the subjects involvedLife histories: HIV positive mother and son author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MUNIZ, Rosani Manfrin; ZAGO, Márcia Maria Fontão  and  SCHWARTZ, Eda. As teias da sobrevivência oncológica: com a vida de novo. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 25-32. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000100003.

Este trabalho tem origem na tese de doutorado que objetivou compreender a experiência da radioterapia oncológica para os pacientes sob referencial teórico-metodológico da antropologia interpretativa e do método etnográfico. Os informantes foram 10 pacientes de ambos os sexos, na faixa etária de 34 a 80 anos. Os dados foram coletados de março a agosto de 2007 por entrevistas semiestruturadas e observações participantes. Pela análise interpretativa proposta por Hammersley e Atkinson, construímos os núcleos de significados - Alterações na vida do sobrevivente ao câncer e à radioterapia e O sobrevivente controlando a sua vida e tecendo as teias do futuro. Entendemos que a enfermagem ultrapassa a dimensão biológica do cuidar quando compreende as teias tecidas pelos sobreviventes oncológicos para o ajuste à nova vida, pois eles percebem os limites existenciais, incorporam a doença e o tratamento, inserindo-os num processo liminar que persiste para o resto da vida.

Keywords : Neoplasias; Sobrevivência; Cultura; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese