SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Morbimortalidade em idosos por fratura proximal do fêmurVivência da paternidade na adolescência: sentimentos expressos pela família do pai adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

VIERA, Cláudia Silveira  e  MELLO, Débora Falleiros de. O seguimento da saúde da criança pré-termo e de baixo peso egressa da terapia intensiva neonatal. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 74-82. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000100009.

O estudo teve por objetivo descrever como ocorre o cuidado do pré-termo e baixo peso egresso da unidade de terapia intensiva neonatal, no que tange ao seguimento dessa clientela no contexto do domicílio. Estudo descritivo, norteado pela abordagem hermenêutica, com compreensão dos dados a partir de análise temática. Participaram da pesquisa seis famílias com filhos egressos de terapia intensiva neonatal por meio de visitas domiciliares nos três primeiros meses após a alta hospitalar, no município de Cascavel-PR. Os relatos trazem aspectos do cuidado à criança no domicílio e as experiências com os serviços de saúde da atenção básica e especializados. As famílias expressaram seu itinerário nos serviços de saúde disponíveis, em busca da continuidade do cuidado à saúde do filho após a alta hospitalar. Esse itinerário é marcado por barreiras de acesso, vínculo frágil e vulnerabilidade institucional dos serviços de saúde, gerando insegurança, insatisfação e não-efetividade no seguimento da criança.

Palavras-chave : Prematuro; Recém-nascido de baixo peso; Assistência à saúde; Família; Enfermagem neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português