SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The ethical dimension of action and the questions of quality facing nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

CUNHA, Regina Ribeiro et al. Promoção da saúde no contexto paroara: possibilidade de cuidado de enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 170-176. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000100021.

O cuidado é considerado um bem social imensurável cujo significado está atrelado à vida e constitui uma das ações que visa a manutenção e promoção da saúde. O enfermeiro, como profissional ativo e transformador do ambiente social, tem o cuidado como elemento essencial de sua práxis. Esta reflexão tem como objetivo discutir uma das estratégias de promoção da saúde, o desenvolvimento de habilidades/atitudes pessoais, como possibilidade de cuidado de enfermagem para a melhoria da saúde dos paroaras. Pontua aspectos contextuais do cuidado, com ênfase na educação. Parte do princípio das atitudes pessoais da promoção, apontando desafios antropológicos no contexto sociocultural da Amazônia. Evidencia a necessidade de desenvolver habilidades pessoais como uma das estratégias que pode contribuir para o cuidado individual e coletivo, e o princípio do reforço da ação comunitária, essencial para o cuidado de enfermagem dos paroaras.

Keywords : Promoção da saúde; Enfermagem; Enfermagem transcultural; Educação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese