SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2On-the-job learning and health care technologies in the Family Health StrategyManagerial work of Brazilian Federal Health Care System nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

JARDIM, Vanda Maria da Rosa; CARTANA, Maria do Horto Fontoura; KANTORSKI, Luciane Prado  and  QUEVEDO, André Luis Alves de. Avaliação da política de saúde mental a partir dos projetos terapêuticos de Centros de Atenção Psicossocial. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.2, pp. 241-248. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000200006.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a política de saúde mental em sua concretização através da análise dos projetos terapêuticos de Centros de Atenção Psicossocial. Consiste numa pesquisa qualitativa, realizada em 2006 a partir de documentos fundamentais no processo de planejamento e gestão da política de saúde mental, a saber 21 projetos terapêuticos de Centros de Atenção Psicossocial da região Sul do Brasil que sofreram uma análise documental qualitativa por temas. Conclui apontando no conjunto de documentos analisados, propostas marcadamente alinhadas aos pressupostos da reforma psiquiátrica e outros que, para além das contradições típicas de um processo em construção, apresentam um discurso autoritário, disciplinador e em sentido contrário aos pressupostos, inclusive do aparato normativo do modo de atenção psicossocial.

Keywords : Avaliação; Saúde mental; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese