SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2La organización del trabajo de un equipo de salud en la atención al usuario en situaciones de urgencia y emergenciaLa implementación de la sistematización de la asistencia de enfermería en el servicio de salud hospitalaria de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

MESQUITA, Gerardo Vasconcelos et al. Análise dos custos hospitalares em um serviço de emergência. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.2, pp. 273-279. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000200010.

Atualmente os acidentes e violências são classificados pelo Ministério da Saúde, conforme a Classificação Internacional de Doenças como Causas Externas. Este estudo objetivou analisar os custos hospitalares por causas externas em um Serviço de Emergência de Teresina-PI. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa cujos dados foram coletados através do Sistema de Informações Hospitalares do Hospital Getúlio Vargas, referentes aos anos de 2005 a 2007. Os resultados mostram que no Piauí a situação tem sido semelhante ao restante do país, observando-se que em Teresina as causas externas vêm aumentando o número de ocorrências e elevando o custo das admissões hospitalares. Constatou-se crescente aumento das admissões (19,5%) e dos custos hospitalares (114,9%) decorrentes destas causas. Conclui-se que estes dados podem subsidiar a implementação de políticas públicas que previnam e combatam esse problema, como também sensibilizar os profissionais de saúde, haja vista a grande demanda de vítimas por essas causas, exigindo profissionais qualificados.

Palabras llave : Causas externas; Violência; Acidentes; Custos hospitalares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués