SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Evaluation of concept maps developed by nursing students with software supportFamily knowledgeabout the chronic condition in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SILVA, Rafael Celestino da  and  FERREIRA, Márcia de Assunção. Representações socias dos enfermeiros sobre a tecnologia no ambiente da terapia intensiva. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.3, pp. 489-497. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300012.

Objetiva-se identificar as representações sociais dos enfermeiros novatos e veteranos sobre a tecnologia própria aos ambientes de cuidados intensivos e analisar suas influências no cuidado ao cliente. Pesquisa qualitativa-descritiva com 24 enfermeiros de uma unidade cárdio-intensiva. Utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, a entrevista semiestruturada e a análise temática de conteúdo. As representações sociais sobre a tecnologia se formam articuladas à gravidade e risco de morte do cliente, o que requer cuidados diferenciados e especiais. Por isso, o profissional deve ter características peculiares para atuar neste setor. Não há diferenças nas representações sociais de novatos e veteranos, mas a inexperiência dos novatos diferencia suas ações. Conclui-se que sejam necessárias estratégias que levem os enfermeiros a (re)interpretarem a tecnologia e políticas de alocação por especialidades e preferências dos enfermeiros pelos setores de atuação.

Keywords : Tecnologia biomédica; Cuidados de enfermagem; Enfermagem; Unidades de terapia intensiva; Psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese