SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de softwareConhecimento da família acerca da condição crônica na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SILVA, Rafael Celestino da  e  FERREIRA, Márcia de Assunção. Representações socias dos enfermeiros sobre a tecnologia no ambiente da terapia intensiva. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.3, pp. 489-497. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300012.

Objetiva-se identificar as representações sociais dos enfermeiros novatos e veteranos sobre a tecnologia própria aos ambientes de cuidados intensivos e analisar suas influências no cuidado ao cliente. Pesquisa qualitativa-descritiva com 24 enfermeiros de uma unidade cárdio-intensiva. Utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, a entrevista semiestruturada e a análise temática de conteúdo. As representações sociais sobre a tecnologia se formam articuladas à gravidade e risco de morte do cliente, o que requer cuidados diferenciados e especiais. Por isso, o profissional deve ter características peculiares para atuar neste setor. Não há diferenças nas representações sociais de novatos e veteranos, mas a inexperiência dos novatos diferencia suas ações. Conclui-se que sejam necessárias estratégias que levem os enfermeiros a (re)interpretarem a tecnologia e políticas de alocação por especialidades e preferências dos enfermeiros pelos setores de atuação.

Palavras-chave : Tecnologia biomédica; Cuidados de enfermagem; Enfermagem; Unidades de terapia intensiva; Psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português