SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Knowledge- based CIPE® outbreak identification support systemsNursing value demarcation in a perspective technological author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BERGOLD, Leila Brito  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. Visita musical como uma tecnologia leve de cuidado. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.3, pp. 532-541. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300017.

Esse estudo teve por objetivo descrever as concepções de clientes hospitalizados sobre as visitas musicais e analisar a importância dessas visitas no contexto hospitalar. Utilizou como bases teóricas a teoria humanística do cuidado de enfermagem de Jean Watson e as contribuições de Even Ruud sobre música e contexto cultural. O estudo foi realizado com abordagem qualitativa, e para produção de dados utilizou o Método Criativo e Sensível através de três dinâmicas denominadas Corpo-Musical. Os sujeitos foram 14 clientes internados em um hospital militar da cidade do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso. Os resultados indicam que as visitas musicais promovem conforto, bem-estar, expressão de emoções, autonomia e estimulam a criação de recursos próprios aos clientes hospitalizados. Estes também apontam a influência benéfica das visitas para o ambiente hospitalar ao promover a comunicação e integração dos seus participantes.

Keywords : Enfermagem; Musicoterapia; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese