SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Nursing value demarcation in a perspective technologicalDialogue between art and education: an experience in the teaching of health administration classe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

FONSECA, Luciana Mara Monti et al. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.3, pp. 542-548. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300019.

As novas tecnologias têm apresentado as inúmeras possibilidades do uso do computador na educação. Assim, objetivamos descrever o processo de desenvolvimento de um software educacional sobre semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo. Utilizamos o referencial pedagógico da problematização e a metodologia de desenvolvimento de software de Bernardo. Resulta que o software Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo apresenta tecnologia avançada, informatizada, interativa e com simulações que permitem a aproximação máxima da realidade, apresentando, gradativamente, a complexidade e as especificidades do recém-nascido pré-termo. Por meio de recursos de hipertexto apresenta-se uma série de mídias integradas: fotos, figuras, vídeos e sons. Este software possibilita aos docentes e estudantes vivenciar a inter-relação entre quatro vertentes: o conteúdo de semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, novas abordagens pedagógicas, inovações tecnológicas em educação e utilização da primeira fase do Processo de Enfermagem atribuindo a organização do conteúdo em necessidades humanas básicas.

Keywords : Educação em Enfermagem; Software; Exame físico; Enfermagem neonatal; Prematuro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese