SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Technological innovation in teaching semiology and semiotechnique in neonatal nursing: an educational software from development to useArt as a technological comprehension process and resignificance of working in health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2009, vol.18, n.3, pp. 559-567. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020.

Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde.

Keywords : Enfermagem; Educação em enfermagem; Arte; Materiais de ensino; Administração em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese