SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Nurse clinical knowledge in the health primary attention: application of an analysis philosophical matrixPhysical privacy regarding body exposure and manipulation: perception of hospitalized patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MONTICELLI, Marisa et al. A filosofia assistencial da maternidade de um hospital universitário na visão dos acadêmicos: the academic view. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.1, pp. 25-35. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000100003.

Estudo transversal exploratório, que teve por objetivo avaliar a filosofia assistencial da maternidade de um hospital universitário, sob a ótica dos acadêmicos. A amostra foi composta por 47 alunos de enfermagem e 47 alunos de medicina. Os dados foram coletados em 2008, por meio de questionário. A análise englobou estatística descritiva e teste qui-quadrado. Os resultados evidenciaram que os princípios relacionados com a filosofia geral da assistência e com os direitos dos usuários são implementados em quase todos os setores, enquanto os relacionados com a integração entre os profissionais e entre os setores são os que apresentam maiores fragilidades. De forma geral os acadêmicos conhecem a filosofia e consideram que a mesma é implementada na maioria dos setores, com destaque para o centro obstétrico, o alojamento conjunto e a central de incentivo ao aleitamento materno. Contudo, também ressaltam que a operacionalização da filosofia, em sua totalidade, ainda permanece um desafio a ser superado.

Keywords : Parto humanizado; Serviços de saúde materna; Avaliação de serviços de saúde; Estudantes de medicina; Estudantes de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese