Acessibilidade / Reportar erro

O significado da prática docente na constituição do saber ensinar das professoras do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí

El significado de la práctica docente en la constitución del saber enseñar de las profesoras del Curso de Enfermería de la Universidade Federal do Piauí

The significance of teaching practice in the constitution of teaching knowledge among Nursing Course professors at the Federal University of Piauí, Brazil

O estudo buscou averiguar os saberes mobilizados da docência e analisar as contribuições dos saberes na prática pedagógica das professoras do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. De natureza socioeducacional na perspectiva descritivo-interpretativa, utilizou a abordagem da História Oral. Os sujeitos foram 10 professoras do curso. A coleta de dados desenvolveu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, no período de setembro de 2005 a abril de 2006. Empregou-se a análise de conteúdo de Bardin. Distinguiu-se, então, as seguintes categorias: a necessidade de uma formação específica para exercer a docência, os saberes valorizados pelos docentes nas práticas de ensinar e o sentido da experiência no exercício profissional docente. Emana das falas das interlocutoras que os saberes são produzidos na escola durante a formação inicial de professores e no decorrer da prática docente, revelando que são, igualmente, mobilizados, pois sem essa mobilização teremos apenas o conhecido fenômeno da reprodução de saberes.

Docente de enfermagem; Educação em enfermagem; Narrativas pessoais


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br