SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Meanings of the feminine in alcoholic discourse and its interface with mental healthMeanings of caring for hiv/aids institutionalized children attributed by nursing professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BRONDANI, Cecília Maria et al. Cuidadores e estratégias no cuidado ao doente na internação domiciliar. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.3, pp. 504-510. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000300012.

O estudo teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelos cuidadores familiares no cuidado ao doente crônico no contexto da internação domiciliar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Serviço de Internação Domiciliar de um hospital público no Rio Grande do Sul, da qual participaram 15 cuidadoras familiares. Para a produção dos dados utilizou-se o Método Criativo-Sensível e as dinâmicas Corpo-Saber e Almanaque. Foram desvelados os temas: expressões lúdicas no cuidado; o amor, o carinho e a paciência como expressões do cuidado; a espiritualidade como elemento do cuidado; a preocupação com o ambiente; e a importância da rede de apoio social. Os resultados demonstram que as cuidadoras realizam um cuidado singular direcionado para as necessidades específicas do doente, relacionando a história de vida, o contexto social e cultural em que ele está inserido. Portanto, o domicílio mostra-se como um espaço privilegiado para o cuidado humanizado.

Keywords : Enfermagem; Assistência domiciliar; Doença crônica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese