SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Meanings of caring for hiv/aids institutionalized children attributed by nursing professionalsImplementation of psychiatric reform in the city of volta redonda, Brazil: implications for nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PRACA, Neide de Souza; SOUZA, Joyce de Oliveira  and  RODRIGUES, Daniela Angelo de Lima. Mulher no período pós-reprodutivo e hiv/aids: percepção e ações segundo o modelo de crenças em saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.3, pp. 518-525. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000300014.

As evidências sugerem o crescente número de mulheres com idade igual ou superior a 50 anos com HIV/aids, no país. Este estudo descritivo, exploratório, realizado em 2008, teve como objetivo geral analisar a percepção sobre HIV/aids de mulheres, nesta faixa etária, frequentadoras de uma Unidade Básica de Saúde com Programa Saúde da Família do município de São Paulo. Foram entrevistadas 33 mulheres utilizando-se um formulário com questões estruturadas segundo os constructos do Modelo de Crenças em Saúde. Este, também norteou a análise dos dados. Verificou-se que os sujeitos se percebiam suscetíveis à infecção e reconheciam a severidade da aids, mas não transpunham barreiras para a prevenção da transmissão do HIV pela via sexual, embora orientassem familiares mais jovens sobre medidas preventivas. Conclui-se que, embora reconheçam a severidade da aids, as mulheres não transpõem barreiras para realizar ações de prevenção de infecção pelo HIV.

Keywords : Saúde da mulher; Aids; Idoso; Enfermagem; Percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese