SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Mulher no período pós-reprodutivo e hiv/aids: percepção e ações segundo o modelo de crenças em saúdeAdesão e reações de usuários ao tratamento da malária: implicações para a educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

MORAES, Ana Emília Cardoso et al. Implantação da reforma psiquiátrica no município de volta redonda: implicações para a enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.3, pp. 526-535. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000300015.

O estudo teve como objeto a intervenção na Casa de Saúde Volta Redonda e suas implicações para a enfermagem psiquiátrica. As fontes históricas estão constituídas de documentos escritos e orais. Os dados foram organizados, classificados e analisados, conforme o método histórico, com o apoio dos conceitos de habitus e campo de Pierre Bourdieu e da literatura sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil. As mudanças na política de Saúde Mental exigiram novas práticas e atitudes consoantes com o processo de implantação da Reforma Psiquiátrica naquele município, tendo como pilar a inserção do paciente psiquiátrico na comunidade e o resgate de sua cidadania. Estas medidas faziam parte de um projeto político partidário mais abrangente, com experiências acumuladas em outros municípios brasileiros. A enfermagem conquistou espaços de poder e visibilidade capazes de assegurar sua participação em diferentes espaçõs decisórios no campo da assitência psiquiátrica no município.

Palavras-chave : Enfermagem; História da enfermagem; Enfermagem psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português