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Práticas educativas em saúde e a constituição de sujeitos ativos

Prácticas educativas en salud y la constitución de sujetos activos

Educational practices in health care and the constitution of active subjects

O objetivo do artigo é problematizar as práticas educativas em saúde contemporâneas e suas contribuições na constituição de subjetividades. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo, procurando cotejar essas práticas com as concepções foucaultianas de segurança e liberdade, elementos-chave na fabricação do sujeito ativo. Para esse percurso reflexivo abordamos a interdependência dessas práticas com a biomedicina e seus enunciados, em conformidade com a filosofia do risco, bem como a capilarização desses discursos através das pedagogias culturais. Sendo assim, entendemos que essas práticas podem apresentar várias configurações, dentre elas as estratégias provenientes dos dispositivos de segurança, que contribuem para a formação de sujeitos ativos. Nesses emaranhados discursivos, entrelaçados por inúmeras dimensões, por práticas de saúde construídas historicamente, não se pode mais imaginar relações de poder binarizadas, e sim, múltiplas relações de poder entremeadas de interpelações, que delimitam condutas consideradas saudáveis para esse outro, alicerçadas em representações situadas em espaços e temporalidades particulares.

Educação em saúde; Cultura; Risco; Identidade


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