SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4The visible and invisible wares of the physical examination for the custumerBehavior of childhood diarrhea before and after consumption of rainwater in the city of semi-arid of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

ODININO, Natália Gabriela  and  GUIRARDELLO, Edinêis de Brito. Satisfação da puérpera com os cuidados de enfermagem recebidos em um alojamento conjunto. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 682-690. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000400011.

Estudo descritivo que objetivou avaliar a satisfação das puérperas com os cuidados de enfermagem recebidos em um alojamento conjunto e verificar se a mesma difere com relação a algumas variáveis demográficas e obstétricas. Para a coleta de dados utilizou-se o Instrumento de Satisfação do Paciente e a ficha sócio-demográfica e obstétrica. Participaram 187 puérperas com idade média de 26,1 anos. Dessas, 27,8% eram primíparas, 34,8% secundíparas e 37,4% multíparas, com predomínio de parto vaginal. As puérperas relataram satisfação com os cuidados recebidos para todos os domínios do instrumento e àquelas com três ou mais gestações relataram maior nível de satisfação para o domínio educacional em relação àquelas com duas gestações. As mulheres com parto vaginal também estavam mais satisfeitas quanto aos domínios técnico-profissional e educacional em relação às mulheres com parto cesáreo. Conhecer o nível de satisfação das puérperas com os cuidados de enfermagem possibilita ao enfermeiro planejar e implementar uma assistência com qualidade.

Keywords : Período pós-parto; Satisfação do paciente; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese