SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Relationships established by nurses with families during child hospitalizationEducative process with pregnant wives and couples: possibility of reality transformation and reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MONTESCHI, Maristela; VEDANA, Kelly Graziani Giacchero  and  MIASSO, Adriana Inocenti. Terapêutica medicamentosa: conhecimento e dificuldades de familiares de pessoas idosas com transtorno afetivo bipolar. Texto contexto - enferm. [online]. 2010, vol.19, n.4, pp. 709-718. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000400014.

Este estudo descritivo quali-quantitativo teve como objetivo verificar o grau de conhecimento e dificuldades do familiar do idoso com Transtorno Afetivo Bipolar referentes ao tratamento medicamentoso prescrito para o paciente. Participaram do estudo 17 familiares de idosos com Transtorno Afetivo Bipolar atendidos em um Núcleo de Saúde Mental. Para coleta de dados empregou-se a entrevista semiestruturada e aplicação de escala. Identificou-se baixo nível de conhecimento dos familiares, especialmente sobre doses e frequência dos medicamentos prescritos. Dentre as dificuldades relacionadas ao tratamento medicamentoso dos pacientes, relatadas pelos familiares, destacaram-se a ambiguidade em relação à avaliação dos benefícios do medicamento, não aderência dos pacientes ao medicamento, sobrecarga relacionada aos cuidados referentes aos medicamentos, tratamento inadequado, preocupação com o acesso ao medicamento e utilização de bebida alcoólica pelo paciente. É imperativa a necessidade de ações educativas junto à família e sua inclusão na assistência oferecida ao paciente, como colaboradora e alvo das intervenções.

Keywords : Transtorno bipolar; Adesão à medicação; Idoso; Família; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese