SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Oral antidiabetic drug therapy compliance among Brazilian public health system usersSmoking in a nursing school in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

CRUZ, Rosana Cancelo da  and  FERREIRA, Márcia de Assunção. Um certo jeito de ser velho: representações sociais da velhice por familiares de idosos. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.1, pp. 144-151. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000100017.

Os objetivos foram conhecer as representações sociais da velhice por familiares de idosos hospitalizados e discutir suas implicações para o cuidado ao idoso pela família no domicílio. O referencial foi a Teoria das Representações Sociais. Os sujeitos foram 22 familiares de clientes hospitalizados em instituição de longa permanência. A técnica de produção de dados foi a entrevista semi-estruturada. Aplicou-se a análise de conteúdo temática, através da qual se organizaram categorias sobre o que é a velhice e ser velho, e indicaram características tipificadoras destes objetos. As representações sociais sobre a velhice a relaciona a uma fase de perdas dando-lhe uma conotação negativa, aludindo a modelos de interações pessoais e sociais, assim como a modos de cuidar do idoso. Conhecer tais representações sociais e as ações que dela demandam é fundamental para se lidar com os familiares, com vistas a que estes cuidem dos idosos no domicílio.

Keywords : Idoso; Cuidados de enfermagem; Psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese