SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Cumprimento da terapia com antidiabéticos orais em usuários da atenção primáriaTabagismo em uma escola de enfermagem do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

CRUZ, Rosana Cancelo da  e  FERREIRA, Márcia de Assunção. Um certo jeito de ser velho: representações sociais da velhice por familiares de idosos. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.1, pp. 144-151. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000100017.

Os objetivos foram conhecer as representações sociais da velhice por familiares de idosos hospitalizados e discutir suas implicações para o cuidado ao idoso pela família no domicílio. O referencial foi a Teoria das Representações Sociais. Os sujeitos foram 22 familiares de clientes hospitalizados em instituição de longa permanência. A técnica de produção de dados foi a entrevista semi-estruturada. Aplicou-se a análise de conteúdo temática, através da qual se organizaram categorias sobre o que é a velhice e ser velho, e indicaram características tipificadoras destes objetos. As representações sociais sobre a velhice a relaciona a uma fase de perdas dando-lhe uma conotação negativa, aludindo a modelos de interações pessoais e sociais, assim como a modos de cuidar do idoso. Conhecer tais representações sociais e as ações que dela demandam é fundamental para se lidar com os familiares, com vistas a que estes cuidem dos idosos no domicílio.

Palavras-chave : Idoso; Cuidados de enfermagem; Psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português