SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La teoría de las representaciones sociales en las tesinas y tesis de enfermería: un perfil bibliométricoAlcoholismo en el contexto familiar: un enfoque fenomenológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

OLIVEIRA, Luciane Paula Batista Araújo de  y  MENEZES, Rejane Maria Paiva de. Representações de fragilidade para idosos no contexto da estratégia saúde da família. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.2, pp. 301-309. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000200012.

Este estudo objetivou analisar representações sociais de idosos domiciliados acerca da fragilidade, conforme definição do Ministério da Saúde, e identificar a atuação da equipe de Saúde da Família na visão do idoso. Estudo descritivo, qualitativo e fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Teve como cenário o domicílio de idosos em área adscrita de Unidade de Saúde da Família, de Natal-RN. Participaram 10 idosos, sendo a escolha intencional, considerando a saturação das informações. Utilizou-se entrevista semiestruturada e observação participante. Embora muitos apresentassem aspectos da fragilidade, a maioria dos idosos tinha dificuldade para defini-la. Com a análise de conteúdo foram alcançadas seis categorias temáticas que, de modo geral, indicaram que as representações de fragilidade, para esses idosos, estavam relacionadas à presença de doenças, às mudanças na vida diária, à fraqueza e ao risco de sofrer quedas. Concluiu-se que conhecer a fragilidade é fundamental na avaliação da saúde do idoso na atenção básica.

Palabras llave : Envelhecimento; Idoso fragilizado; Enfermagem; Saúde da família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués