SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Surgical site infection surveillance in post-hospital discharge after cardiac reconstructive surgeryEducational conceptions that permeate regional health continued-education plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MAZZO, Alessandra et al. Cateterismo urinário: facilidades e dificuldades relacionadas à sua padronização. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.2, pp. 333-339. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000200016.

Pesquisa exploratória e descritiva para verificar a existência e fatores relacionados a padronização do cateterismo urinário, em uma cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Das nove instituições hospitalares entrevistadas, 100% possuem o procedimento de cateterismo urinário padronizado. As instituições apresentam diferenças nos procedimentos propostos, o que interfere de maneira positiva e negativa na sua padronização e coloca em dúvida se o padronizado é o que está sendo realizado. Conclui-se que existe a necessidade de se reavaliar a padronização proposta, com discussões interdisciplinares, verificar se o proposto está sendo realizado e buscar estratégias de treinamento e ensino passíveis de aplicação.

Keywords : Cateterismo urinário; Métodos; Enfermagem; Protocolos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese