Acessibilidade / Reportar erro

Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde

Concepciones educativas que impregnan los planes regionales de educación permanente en salud

Educational conceptions that permeate regional health continued-education plans

Neste estudo objetivou-se conhecer que concepções educativas permeiam as propostas de educação permanente em saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada por meio do método intencional. Entre os pesquisados constam representantes dos gestores, trabalhadores, discentes e docentes das instituições de ensino e do controle social. Dados evidenciam duas tendências de concepções: uma, de estilo reiterativo e tecnicista, com ênfase em treinamentos e capacitações em áreas específicas, e outra, que converge para a inovação e a transformação e se constitui transversalmente pela construção participativa de propostas educativas de fomento, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Enfermagem; Educação em enfermagem; Pesquisa em enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br