SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Philosophy of care in a teaching maternity hospital: factors associated to female users satisfaction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MONTIGNY, Francine de et al. Percepções de estudantes de enfermagem sobre suas experiências com pais durante a prática clínica em enfermagem familiar. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 649-657. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400002.

Existe consenso de que apoiar o envolvimento dos pais no cuidado de seus filhos é essencial e que os enfermeiros desempenham um importante papel, facilitando esse processo. Há poucas evidências sobre como o ensino de enfermagem familiar capacita enfermeiros para trabalhar com pais. O estudo objetivou explorar a percepção de estudantes de enfermagem sobre suas experiências com pais durante a prática clínica de enfermagem familiar. Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, com doze estudantes de enfermagem que participaram de uma entrevista de uma hora, em universidade canadense. Utilizou-se a técnica do incidente crítico para guiar a coleta dos dados e o N Vivo7 para análise. Quatro temas refletiram as experiências: Vivenciando eventos críticos com pais; Percebendo a importância dos pais; e seu envolvimento com eles; Construindo uma relação com os pais e Refletindo sobre a formação e a prática clínica. Enfermeiros da família necessitam rever suas atitudes e abrir espaço para este importante membro familiar nas situações de cuidado em saúde.

Keywords : Pai; Estudantes de enfermagem; Enfermagem familiar; Educação em enfermagem; Análise e desempenho de tarefas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English