SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Philosophy of care in a teaching maternity hospital: factors associated to female users satisfactionBiopolitcs and organ donation: strategies and tactics from Brazil's media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

ZILLMER, Juliana Graciela Vestena; SCHWARTZ, Eda; MUNIZ, Rosani Manfrin  and  MEINCKE, Sonia Maria Könzgen. Modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner e inserção ecológica: uma metodologia para investigar famílias rurais. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 669-674. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400004.

Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência na utilização da metodologia de Inserção Ecológica e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e sua aplicação em pesquisa com famílias rurais que vivenciam o câncer. A inserção ecológica envolveu o acompanhamento de três famílias da área rural, que tinham um de seus membros em tratamento quimioterápico no Serviço de Oncologia do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização do Modelo e da Inserção permitiu a compreensão dos processos que envolvem a família rural no cuidar da pessoa com câncer. Entendemos que a enfermagem, por ser uma profissão comprometida com o cuidar, além do biológico, ao analisar os fenômenos por meio dos quatro núcleos do modelo (pessoa, processo, contexto e tempo), promoverá ações de cuidado voltadas para a singularidade de cada família.

Keywords : População rural; Pesquisa qualitativa; Famílias; Câncer.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese