SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Biopolitcs and organ donation: strategies and tactics from Brazil's mediaDaily routines for individuals with a chronic wound and their mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

VEIGA, Kátia Conceição Guimarães; FERNANDES, Josicélia Dumêt  and  PAIVA, Mirian Santos. Estudo estrutural das representações sociais do trabalho noturno das enfermeiras. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 682-690. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400006.

Estudo descritivo e analítico, com abordagens quantitativa e qualitativa, objetivando apreender as representações sociais construídas por enfermeiras sobre o trabalho noturno, através da determinação do núcleo central e sistema periférico. Foram coletadas evocações livres, produzidas por 25 enfermeiras de um hospital de ensino da rede pública, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, em 2008/1, a partir da expressão indutora Trabalho Noturno da Enfermeira, e submetidos à análise do quadro de quatro casas. Os resultados evidenciaram a estrutura da Representação Social, tendo como elementos centrais: responsabilidade, árduo, estressante, sofrimento e autonomia; e como elementos periféricos: ética, necessidade financeira, dupla jornada, sobrecarga e iniciativa. Estes resultados indicam a necessidade de reflexões para o desenvolvimento de estratégias que contribuam para as políticas de gestão de pessoal, considerando a especificidade, a subjetividade e a complexidade do trabalho noturno.

Keywords : Enfermagem; Trabalho noturno; Representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese