SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Daily routines for individuals with a chronic wound and their mental healthAutonomy of nursing gerontology in Brazil by the pioneers (1970-1996) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PERES, Maria Angélica de Almeida et al. O ensino da psiquiatria e o poder disciplinar da enfermagem religiosa: o hospício de Pedro II no segundo reinado. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 700-708. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400008.

O estudo tem como objetivos descrever as relações entre o ensino de psiquiatria e o poder disciplinar das Irmãs de Caridade no Hospício de Pedro II, analisar as circunstâncias em que se deu o concurso que elegeu o primeiro Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e discutir suas repercussões para o poder disciplinar das Irmãs de Caridade no Hospicio. Estudo histórico documental, que analisa livros administrativos da Santa Casa de Misericórdia e artigos do Jornal do Commércio, com base no referencial foucaultiano. O concurso para catedrático de psiquiatria, embora amplamente questionado na imprensa, elegeu um médico que se opunha frontalmente à administração do Hospício pela Santa Casa. Ao ser admitido como Diretor Sanitário do Hospício, esse catedrático iniciou uma reforma administrativa, levando à progressiva redução da atuação religiosa e consequente declínio da assistência de enfermagem naquele espaço, possibilitando sua medicalização.

Keywords : Enfermagem; História da enfermagem; Enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese