SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Autonomy of nursing gerontology in Brazil by the pioneers (1970-1996)Communication between the health team and the family of a child with severe perinatal asphyxia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

WEI, Chang Yi; GUALDA, Dulce Maria Rosa  and  SANTOS JUNIOR, Hudson Pires de Oliveira. Movimentação e dieta durante o trabalho de parto: a percepção de um grupo de puerpéras. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 717-725. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400010.

Este estudo teve como objetivo conhecer a experiência e a percepção de um grupo de mulheres em relação à deambulação e à dieta durante o trabalho de parto. Pesquisa qualitativa descritiva, realizada em hospital de ensino de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 35 mulheres que tiveram filhos de parto vaginal, em dois momentos dinstintos, no referido hospital. Os resultados apontam que, para algumas mulheres, a deambulação contribui no alívio da dor e na progressão do parto, enquanto que para outras há insegurança para fazer força, devido ao medo de o bebê cair no chão. Quanto à dieta, as mulheres que se alimentaram, relataram sentir mais força durante o parto, e as que não quiseram receber dieta, justificaram medo de atrapalhar no parto. Conclui-se que é crucial levar em consideração a individualidade e a autonomia de escolha das mulheres; premissas básicas quando se busca a assistência humanizada.

Keywords : Parto humanizado; Humanização da sssistência; Enfermagem obstétrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese