SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Nursing workload in a cardiac intensive care unit and associated clinical factorsResilience among people with Diabetes Mellitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SOUZA, Zannety Conceição Silva do Nascimento  and  DINIZ, Normélia Maria Freire. Aborto provocado: o discurso das mulheres sobre suas relações familiares. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 742-750. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400013.

Aborto provocado e violência doméstica contra as mulheres são considerados problemas de saúde pública, pelas consequências à saúde física e mental que acometem as mesmas. Teve como objetivo analisar o discurso das mulheres que vivenciaram o aborto provocado sobre suas relações familiares. Os sujeitos da pesquisa foram 17 mulheres internadas em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil, por aborto provocado. A coleta de dados aconteceu entre julho e setembro de 2008, através de entrevista semi-estruturada, organizada através do Discurso do Sujeito Coletivo. As ideias centrais que emergiram dos discursos mostram que a decisão de abortar derivou da história de violência vivenciada com companheiros e familiares, além do abandono quando a gravidez foi descoberta. A enfermagem necessita compreender o contexto social em que estão inseridas as mulheres que abortam, no sentido de reformular suas práticas.

Keywords : Aborto; Violência; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese