SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Resilience among people with Diabetes MellitusString literature as an educational strategy in dengue prevention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SOARES, Raquel Juliana de Oliveira; ZEITOUNE, Regina Célia Gollner; LISBOA, Márcia Tereza Luz  and  MAURO, Maria Yvone Chaves. Fatores facilitadores e impeditivos no cuidar de si para docentes de enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 758-765. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400015.

O estudo teve como objetivos descrever os fatores facilitadores e os impeditivos para o cuidar de si do docente de enfermagem e discutir implicações na perspectiva da saúde do trabalhador. Estudo exploratório, tendo como sujeitos 33 professores de três escolas de enfermagem das Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro. Os fatores facilitadores estavam relacionados à consciência em se cuidar, à remuneração, ao relacionamento pessoal e à criatividade. Os impeditivos foram a remuneração, a organização do trabalho, o excesso de atividades, a falta de tempo e a baixa autoestima. Os fatores impeditivos se sobrepõe aos facilitadores para o cuidar de si se caracterizando como obstáculos para as práticas do cuidar de si, gerando desmotivação e prejuízos para a saúde do docente e para a instituição, podendo, inclusive, o mesmo, invadir seu tempo livre, implicando em menos tempo para o lazer, o descanso, o convívio com família e amigos.

Keywords : Enfermagem; Docentes de enfermagem; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese