SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Facilitating and impeding factors to self-care among nursing studentsFamily members' perceptions on care given to people with advanced cancer stage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

OLIVEIRA, Paula Marciana Pinheiro de; PAIVA, Jamile de Souza Pacheco; CEZARIO, Kariane Gomes  and  PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Literatura de cordel como estratégia educativa para prevenção da dengue. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 766-773. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400016.

O objetivo do estudo foi analisar as mensagens transmitidas e a linguagem abordada em folhetos sobre a temática dengue. Estudo exploratório-descritivo, documental, precedido de busca sistemática de cordéis, entre abril e maio de 2010. Dos folhetos pesquisados, dois abordavam o tema. Com a Análise de Conteúdo construíram-se três categorias: Conhecendo a dengue, com características da doença em si e também dos seus sinais e sintomas; Prevenção da dengue, com ênfase nas formas de prevenção à proliferação do mosquito e sua eliminação; e Literatura de cordel como estratégia educativa, retratando como o cordel é um meio viável à prevenção da dengue. Os cordéis apresentaram conteúdo informativo satisfatório para produzir alerta favorável a medidas contra a dengue, aliando informações aos costumes culturais regionais.

Keywords : Dengue; Literatura; Promoção da saúde; Prevenção primária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese