SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4String literature as an educational strategy in dengue preventionEvaluating two educational interventions to prevent type 2 Diabetes Mellitus among adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SENA, Edite Lago da Silva; CARVALHO, Patrícia Anjos Lima de; REIS, Helca Franciolli Teixeira  and  ROCHA, Maricélia Braga. Percepção de familiares sobre o cuidado à pessoa com câncer em estágio avançado. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 774-781. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400017.

Com o objetivo de compreender a intencionalidade operante na experiência de cuidado à pessoa com câncer em estágio avançado, na percepção do familiar cuidador, foi realizada uma investigação, por meio de entrevistas não diretivas, com cinco familiares cuidadores de pessoas com diagnóstico de câncer em estágio avançado, atendidas no Ambulatório de Oncologia de um hospital público do interior da Bahia, no primeiro semestre de 2008. Como se tratava de estudo fenomenológico, as descrições vivenciais foram submetidas à analítica da ambiguidade, possibilitando a percepção do eixo temático denominado "cuidando e sendo cuidado - uma experiência de entrelaçamento". Desvelado o fenômeno, foi possível compreender que, na relação do cuidar, as pessoas envolvidas vivem uma experiência ambígua que abre possibilidades à transcendência, envolvendo transformação de visões de mundo, atitudes e percepções. Nesse sentido, as ações em saúde devem estar voltadas à relação dialógica e à intersubjetividade, inerentes ao contexto do cuidar, no qual devem se inserir também os cuidadores.

Keywords : Cuidado; Família; Filosofia em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese