SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Evaluating two educational interventions to prevent type 2 Diabetes Mellitus among adolescentsInfluence of dimensioning the nursing staff on the quality of care of the critical patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MENDES, Isabel Amélia Costa et al. Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 788-795. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400019.

No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.

Keywords : Enfermagem; Marketing; Saúde; Recursos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese