SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Evaluating two educational interventions to prevent type 2 Diabetes Mellitus among adolescentsInfluence of dimensioning the nursing staff on the quality of care of the critical patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MENDES, Isabel Amélia Costa et al. Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 788-795. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400019.

No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.

Keywords : Enfermagem; Marketing; Saúde; Recursos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese