Acessibilidade / Reportar erro

Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos

Marketing profesional y visibilidad social en enfermería: una estrategia de valorización de recursos humanos

Professional marketing and social visibility in nursing: a strategy to value human resources

No cenário internacional percebe-se um movimento de valorização da enfermagem entre as profissões de saúde, utilizando, para tal, ferramentas de marketing profissional. Por meio de revisão integrativa da literatura discutimos o marketing como ferramenta para o incremento da visibilidade da enfermagem. Utilizamos as bases LILACS, MEDLINE, Web of Science e SciELO. Foram selecionadas publicações que relacionavam o marketing à enfermagem, no período de 2000 a 2010. Encontramos 91 artigos e, após leitura exaustiva dos títulos e resumos, foram selecionadas oito publicações que abordaram, em sua maioria, o uso dos meios de comunicação em massa como estratégia de marketing da profissão para promoção de saúde e imagem profissional veiculada em meios como a internet e a televisão. O tema é pouco explorado na pesquisa em enfermagem, mas há perspectivas de avanços, pelo interesse que desperta e pelo reconhecimento crescente de sua importância.

Enfermagem; Marketing; Saúde; Recursos humanos


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br