SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Professional marketing and social visibility in nursing: a strategy to value human resourcesLiterature contributions to rural family nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

VERSA, Gelena Lucinéia Gomes da Silva; INOUE, Kelly Cristina; NICOLA, Anair Lazzari  and  MATSUDA, Laura Misue. Influência do dimensionamento da equipe de enfermagem na qualidade do cuidado ao paciente crítico. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 796-802. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400020.

Estudo na modalidade Revisão Integrativa, com objetivo de analisar a influência do dimensionamento do pessoal de enfermagem intensivista na qualidade do cuidado ao paciente crítico adulto. Foram incluídas apenas publicações científicas, das principais bases eletrônicas, veiculadas em periódicos de acesso livre e eletrônico, referentes à última década (janeiro de 2000 a janeiro de 2010), nos idiomas inglês, português e espanhol. Obteve-se um total de 10 publicações, dentre as quais três avaliaram a incidência de mortalidade e extubação acidental no pós-operatório; três avaliaram os reflexos no cuidado resultantes da redução no número de enfermeiros; dois avaliaram o desenvolvimento de infecções; e um, respectivamente, avaliou a incidência de quedas e de pneumonia associada à ventilação mecânica. Os estudos indicam relação entre o subdimensionamento de trabalhadores da enfermagem e o aumento nas taxas de infecções, mortalidade, quedas, pneumonia associada à ventilação mecânica e extubação acidental.

Keywords : Downsizing organizacional; Enfermagem; Qualidade da assistência à saúde; Unidades de terapia intensiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese