SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Influence of dimensioning the nursing staff on the quality of care of the critical patientHealth education and nursing practice in the hospitalization context: what has been or is to be said? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

FERNANDES, Gisele Cristina Manfrini  and  BOEHS, Astrid Eggert. Contribuições da literatura para a enfermagem de família no contexto rural. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 803-811. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400021.

Trata-se de um estudo de revisão da literatura de enfermagem que objetivou identificar aspectos do ciclo vital e da saúde da família no contexto rural. Foram analisados 22 artigos, entre 2003 e 2010, obtidos nas bases Medline, Lilacs, BDEnf e Cinahl, selecionados sob critérios de inclusão e de exclusão. Os resultados mostram aspectos da saúde da unidade familiar nas transições típicas das fases do ciclo vital, a relação com os profissionais de enfermagem e implicações da informação/conhecimento de saúde nos comportamentos de cuidado e promoção da saúde familiar. Conclui-se que o cuidado da enfermagem promove a saúde das famílias rurais, ao considerar a cultura, a educação em saúde e o meio ambiente. Reforça a importância da informação e do conhecimento em saúde para a promoção de comportamentos saudáveis nas famílias, aliado ao papel da enfermagem no cuidado centrado na família, com ênfase na educação em saúde.

Keywords : Saúde da família; Enfermagem; Saúde da população rural; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese