SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Literature contributions to rural family nursingBuilding paths, reporting experiences: the trajectory of the health studies and research group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

RIGON, Angelita Gastaldo  and  NEVES, Eliane Tastch. Educação em saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito?. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 812-817. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400022.

A presente revisão foi fundamentada em uma busca bibliográfica desenvolvida no portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, em novembro de 2009, com recorte temporal delimitado entre 1998 e 2008, utilizando-se os termos "educação em saúde", "enfermagem" e "hospital" como assunto. Foram incluídos trabalhos desenvolvidos no âmbito hospitalar e/ou apresentando reflexões sobre o tema. Analisaram-se 22 produções. Foram identificadas dez, referentes à educação em saúde, realizadas por enfermeiros, no contexto de internação hospitalar, com utilização da perspectiva de autonomia, como forma de promoção da saúde e nove foram implementadas e/ou propostas por pesquisadores e não por enfermeiros assistenciais das unidades de internação. Concluiu-se que há necessidade de maior desenvolvimento do tema educação em saúde, como inerente aos cuidados de enfermagem no contexto da internação hospitalar. Recomenda-se uma abordagem pautada em pedagogias ativas, possibilitando uma prática da enfermagem emancipatória e o empoderamento de sujeitos e enfermeiros.

Keywords : Educação em saúde; Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Hospitalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese