SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Health education and nursing practice in the hospitalization context: what has been or is to be said?A lived experience of a caregiver as a patient using literary narrative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

KRUG, Suzane Beatriz Frantz et al. Construindo caminhos, relatando vivências: a trajetória do grupo de estudos e pesquisa em saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 818-824. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400023.

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde, da Universidade de Santa Cruz do Sul, tem o propósito de construir coletivamente saberes para a transformação da sociedade e aprimoramento do conhecimento em saúde. O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde em seus nove anos de existência. Descreve a trajetória, atividades e projetos desenvolvidos, reflete sobre sua condução investigativa e pontua aspectos favoráveis e limitadores das práticas de pesquisa. Como delineamento metodológico utilizou-se o relato de experiência. Apresentam-se como resultados, pesquisas de enfoque qualitativo, com linha de pesquisa em saúde coletiva/saúde da família, participação na formação de discentes com estímulo para o trabalho em grupo e participação em eventos e produções cientificas. Aspectos pontuados nesta trajetória constituiram-se a partir de um grupo novo, composto de integrantes com condução investigativa recente, pertencente a uma universidade comunitária. Sem dúvida, esses fatores foram importantes na constituição da história do grupo.

Keywords : Grupos de pesquisa; Saúde coletiva; Saúde da família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese