SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Building paths, reporting experiences: the trajectory of the health studies and research group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

WALDOW, Vera Regina. Uma experiência vivida por uma cuidadora, como paciente, utilizando a narrativa literária. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 825-833. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400024.

Trata-se do relato de uma experiência vivida por uma cuidadora, como paciente, em uma capital do Sul do Brasil. O evento narrado abrangeu o período de dezembro de 2009 a abril de 2010. Objetivou-se desvelar comportamentos e atitudes de cuidado ou humanização por parte de profissionais de saúde (cuidadores), assim como de pessoas leigas. Utilizou-se a narrativa literária como estratégia metodológica, e a análise interpretativa evidenciou, por parte dos cuidadores, atitudes e comportamentos considerados como de não-cuidado (desinteresse, indiferença e até grosseria), enquanto que, por parte dos leigos, observou-se interesse, gentileza, solidariedade, preocupação, que levaram ao seguinte questionamento: "quem cuida, afinal?" A experiência mostra que, apesar da implementação da política de humanização, profissionais de saúde não conseguem expressar sensibilidade, limitando-se em desenvolver ações de ordem técnica, ou seja, dando prioridade ao enfoque curativo, em detrimento de uma atenção centrada no paciente.

Keywords : Humanização da assistência; Assistência centrada no paciente; Narração; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese