SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialAdaptação do modelo espanhol de gestão em transplantes para a melhora da negativa familiar e manutenção do potencial doadorConstrução emergente do conceito: cuidado profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

RAMIREZ, Antonia Vollrath; ANGELO, Margareth  e  GONZALEZ, Luz Angélica Muñoz. Experiência dos estudantes de enfermagem na transição para a prática profissional: uma abordagem social fenomenológica. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.spe, pp.66-73. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500008.

Os objetivos deste estudo foram compreender o significado da experiência de aprendizagem de transição do estudante de enfermagem e o significado de suas expectativas de aprendizagem para a futura prática profissional. A abordagem da Fenomenologia Social de Alfred Schutz foi utilizada na condução da pesquisa. Foram entrevistados dez estudantes de internato de enfermagem. A análise compreensiva do tipo vivido permitiu identificar que o estudante sente que, ao assumir responsabilidades, experimenta sofrimento e insegurança devido à falta de conhecimento, não confia em suas habilidades e se sente sozinho; mas à medida que identifica apoio, ganha confiança, autonomia, integra-se à equipe e sente que o enfermeiro é importante para a sua transição. O estudo permitiu compreender no processo de transição, os motivos para e os motivos porque das ações do estudante, e como ele se integra no mundo da vida cotidiana de um determinado grupo em um determinado tempo e espaço.

Palavras-chave : Enfermagem; Educação; Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons