SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialAssertividade: uma capacidade social necessária nos profissionais de enfermagem e fisioterapiaTicitl ser e fazer: personagens divinos antecesores da enfermagem perinatal mexicana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

BORREGO, María-Aurora Rodríguez; FERNANEZ, María-Jesús Movilla  e  MASEDA, Emma Rodríguez. Aprendizagem cooperativa sobre a prática clínica em enfermagem: avaliação de docentes. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.spe, pp.88-93. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500011.

O projeto se desenvolveu entre as Universidades de Córdoba e A Coruña e consistiu em uma experiência de aprendizado cooperativo, intercultural e interuniversitario, com alunos/as do primeiro ano do curso de enfermagem, que estavam realizando suas práticas clínicas. Os objetivos foram achar pontos de encontro na habitual distorção entre a teoria e a prática, que os alunos detectam no seu primeiro, contato com a prática clínica, trabalhar em grupo cooperativo e ganhar habilidade para a critica e a autocrítica. Apresenta-se a avaliação da experiência pelos docentes participantes feita com o modelo DAFO (Dificuldades, Ameaças, Fortalezas e Oportunidades). Para os alunos, o encontro da igualdade na diferença se constitui numa grande oportunidade de aprendizagem, embora se contrastou com a dificuldade de trabalhar em grupo cooperativo. Como conclusão, podemos dizer que o método docente mostrou sua efetividade e sua dificuldade.

Palavras-chave : Aprendizagem; Educação superior; Docentes; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons