SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 special issueFighting cancer as a familyDaily life for adolescents with chronic disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

TEIXEIRA, Carla Regina de Souza et al. O uso de simulador no ensino de avaliação clínica em enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2011, vol.20, n.spe, pp. 187-193. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500024.

OBJETIVO: avaliar o uso de simulador no ensino da avaliação clínica dos olhos. MATERIAL E MÉTODO: estudo experimental, randomizado, controlado com 31 alunos do 2º ano de Graduação em Enfermagem de uma escola do interior paulista. A coleta dedados ocorreu de setembro a outubro de 2009, com dois instrumentos previamente validados, após autorização do Comitê de Ética. Os sujeitos foram divididos em Grupo 1 (ensino tradicional e o uso do simulador de baixa fidelidade) e Grupo 2 (ensino tradicional) para a avaliação dos olhos. RESULTADOS: houve aumento de acertos pelos sujeitos nas questões teóricas após a aula expositiva dialogada. Na avaliação prática clínica dos olhos a média percentual de acertos foi de 76±7 (Grupo 1) e 21±11 (Grupo 2) (p < 0,01). CONCLUSÃO: o uso do simulador mostrou ser estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem

Keywords : Ensino; Materiais de ensino; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese