SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Acción de profisionales en un centro de atención psicosocial adelante los usuarios con riesgo y intento de suicídio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

SOUZA, Káren Mendes Jorge de et al. Atraso no diagnóstico da tuberculose em sistema prisional: a experiência do doente apenado. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 17-25. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100002.

O estudo analisou as causas de atraso no diagnóstico da tuberculose em sistema prisional, segundo a experiência do doente apenado. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso de matriz francesa, que busca a compreensão dos processos de produção de sentidos, na relação da linguagem com a ideologia e de constituição de sujeitos em suas posições. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com sete doentes de tuberculose apenados em um hospital de João Pessoa, Paraíba, Brasil, no período de agosto a outubro de 2009. O atraso no diagnóstico da tuberculose relaciona-se à naturalização da desassistência ao sujeito preso, à interpretação do presídio como um lugar de morte e sofrimentos e à privação do direito à saúde para detentos em decorrência de sua posição nas relações assimétricas de poder e efeitos ideológicos.

Palabras llave : Tuberculose; Prisões; Diagnóstico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués