SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Escolarização da criança hospitalizada sob a ótica da famíliaAvaliação de um modelo de cuidado de enfermagem para crianças vítimas de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SALIMENA, Anna Maria de Oliveira et al. Conhecimentos e atitudes de mulheres varredoras de rua sobre o cuidado ginecológico. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 43-51. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100005.

Nesta pesquisa de natureza qualitativa utilizou-se a entrevista aberta com 19 mulheres varredoras de rua, em janeiro de 2010, com o objetivo de identificar seu conhecimento sobre o corpo e como se cuidam em relação às alterações ginecológicas. Na organização das informações emergiram as unidades de significação: conhecimento das mulheres sobre o corpo; conhecimento da mulher sobre corrimento vaginal; como as mulheres cuidam do corrimento vaginal; e o corrimento interferindo no processo de trabalho. A análise compreensiva desvelou que desconhecem ou têm pouco conhecimento sobre a genitália e, como não se cuidam, isto interfere em suas atividades laborativas. O enfermeiro possui amplo campo de ação, como educador, na prevenção e na conduta terapêutica das alterações ginecológicas, com vistas a propiciar melhor qualidade de vida. Neste sentido, a interação profissional/cliente, durante a consulta ginecológica, é excelente oportunidade para criar laços de confiança e caminhar na construção do conhecimento sobre saúde.

Palavras-chave : Saúde da mulher; Cuidados de enfermagem; Doenças dos genitais femininos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês