SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Conhecimentos e atitudes de mulheres varredoras de rua sobre o cuidado ginecológicoCaracterísticas clínicas e gravidade de pacientes internados em UTIs públicas e privadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

ROCHA, Patrícia Kuerten; PRADO, Marta Lenise do; CONROY, Sherrill  e  SILVA, Denise Maria Guerreiro Vieira da. Avaliação de um modelo de cuidado de enfermagem para crianças vítimas de violência. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 52-58. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100006.

Modelos de cuidado de Enfermagem representam importante possibilidade de desenvolvimento do conhecimento de Enfermagem. Todavia, não há uma proposição que permita verificar a legitimidade dos modelos de cuidado. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o Modelo de Cuidado de Enfermagem para Crianças Vítimas de Violência. O modelo foi elaborado a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Convergente-assistencial. O presente estudo consistiu em uma pesquisa avaliativa utilizando o instrumento para avaliação de modelos de cuidado de enfermagem, e efetuada por um painel de 18 especialistas. A análise abrange análise das respostas objetivas e dos textos elaborados pelas especialistas como parte do processo de avaliação que efetuaram. Os resultados evidenciaram que o Modelo de Cuidado para Crianças Vítimas de Violência, pode ser considerado um modelo de cuidado para a enfermagem, embora ainda necessite de ajustes e adequações.

Palavras-chave : Enfermagem; Violência; Criança; Cuidado da criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês