SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Evaluación de un modelo de cuidado de enfermería a niños víctimas de la violenciaViolencia vivida por las adolescentes acogidas en abrigo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

NOGUEIRA, Lilia de Souza; SOUSA, Regina Marcia Cardoso de; PADILHA, Katia Grillo  y  KOIKE, Karina Mitie. Características clínicas e gravidade de pacientes internados em UTIs públicas e privadas. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 59-67. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100007.

Este estudo objetivou comparar as características clínicas, evolução e gravidade de pacientes adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva públicas e privadas. Trata-se de uma análise retrospectiva, longitudinal e quantitativa de 600 pacientes admitidos em quatro Unidades de Terapia Intensiva em São Paulo, Brasil. Diferenças foram encontradas entre os pacientes admitidos nos hospitais privados e públicos em relação às seguintes variáveis: idade, procedência, tempo de internação e mortalidade na unidade crítica, insuficiências cardiológica, hematológica, neurológica e renal, além de algumas comorbidades. Tais resultados revelam a importância de se analisar detalhadamente as características clínicas e a assistência prestada aos pacientes admitidos em instituições públicas, frente a maior mortalidade encontrada. O Enfermeiro de Terapia Intensiva pode contribuir para alterar esse panorama, visto que detém um papel de liderança no planejamento assistencial e na provisão de recursos necessários para assistência intensiva.

Palabras llave : Setor público; Setor privado; Unidades de Terapia Intensiva; Evolução clínica; Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués