SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Abandonment of tuberculosis treatment in the perspective of health centers managers in Belo Horizonte-MG, BrazilSelf care deficits in children and adolescents with chronic kidney disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MARTINS, Gizele da Conceição Soares et al. O processo de implantação de residências terapêuticas em Volta Redonda - Rio de Janeiro. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 86-94. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100010.

Estudo histórico-social, cujos objetivos são descrever as circunstâncias de criação das Residências Terapêuticas, em Volta Redonda, caracterizar a estrutura e o funcionamento dessas residências, e analisar a atuação do enfermeiro no seu processo de implantação. Teve como fontes primárias leis, decretos, portarias e relatórios, além de seis depoimentos orais de profissionais envolvidos nesse processo. A coleta de dados foi de dezembro de 2009 a junho de 2010. Os achados foram organizados, classificados e analisados conforme o método histórico, com apoio da literatura sobre o tema. Pode-se constatar que a implantação das Residências Terapêuticas representou um processo complexo em que a atuação do enfermeiro ocorreu através de instituições extra-hospitalares que compõem a rede de atenção à saúde mental. Conclui-se sobre a importância dessas residências para o resgate da autonomia do usuário e sobre a pertinência da participação do enfermeiro como elo entre essas residências e as unidades básicas de saúde mental.

Keywords : Enfermagem; Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; História da enfermagem; Moradias assistidas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese