SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Educacion en la salud: por quien y para quien? La vision de los estudiantes de graduación en enfermeriaCuidado centrado en la familia en el contexto de los niños con discapacidades y sus familias: una revisión reflexiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

KIRCHHOF, Ana Lucia Cardoso  y  LACERDA, Maria Ribeiro. Desafios e perspectivas para a publicação de artigos - uma reflexão a partir de autores e editores. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 185-193. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100021.

Publicar é uma exigência para qualquer profissional que almeje estar em sintonia com o mundo da ciência. Igualmente, o consumo e a produção de conhecimento são atividades inerentes ao exercício profissional. Propomo-nos nesse artigo fazer uma reflexão sobre alguns aspectos desta temática, destacando aqueles que possam contribuir para uma eficaz investida a periódicos. São considerados aspectos fundamentais na sistematização dessa tarefa a fim de proporcionar que mais profissionais se dediquem a ela com eficiência. São trazidos para enriquecer a reflexão conhecimentos e estratégias divulgadas na literatura atual, nas quais encontramos depoimentos tanto de autores como de editores de periódicos da enfermagem e de outras áreas. Para tanto estruturamos este artigo nos seguintes passos: gerar e consolidar uma idéia, definir parcerias, focar no leitor, escolher o periódico, organizar o artigo, e observar aspectos éticos e envio à publicação.

Palabras llave : Redação; Projetos de pesquisa; Pesquisa em enfermagem; Ética em pesquisa; Relatórios de pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués